No último domingo, 1º de outubro, a comunidade nicolau-vergueirense escolheu seus novos conselheiros tutelares que atuarão na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município durante os próximos quatro anos. Oito candidatos concorreram ao pleito, com votação realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Gelso F. Ribeiro.
Os candidatos eleitos para o mandato que inicia no próximo ano foram: Clediane Gomes (214 votos), Iliane Ceresoli Barrili (159 votos), Diná Drehmer Florão (132 votos), Marceline Gehlen Mendes (117 votos) e Elisabete Winter (110 votos). Os três seguintes tornaram-se suplentes, sendo eles: Denise Silva de Souza (75 votos), Fernando de Oliveira (34 votos) e Damaris Ramalho (18 votos).
Os novos conselheiros terão mandato de quatro anos, entre janeiro de 2024 e janeiro de 2028. A eleição é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), com o apoio da Prefeitura Municipal. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, criado pelo ECA para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.